Conhecido por sua utilização em diversas áreas, entre elas, a medicina, o laser tem se tornado cada vez mais frequente também na Odontologia.
Muito eficiente em procedimentos estéticos, cirúrgicos e também terapêuticos, o laser, usado por médicos e dentistas, é caracterizado por uma luz pura, emitida em um determinado comprimento de onda que gera propriedades terapêuticas de cura.
O laser contém propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anti-microbianas, hemostáticas. É usado no corte de tecidos duros, como ossos e dentes, e também no corte de tecidos moles, como gengivas, freios labiais, freios linguais e cistos, auxiliando no controle de sangramentos, da dor e da sensibilidade.
Mais recentemente, o laser vem sendo utilizado como elemento fundamental nas mais modernas técnicas de clareamento dos dentes, obtendo resultados mais rápidos e eficientes.
Os tipos de laser usados nos procedimentos odontológicos são:
Laser de baixa potência
Usado pela odontologia desde 1989, é utilizado para o tratamento de aftas, herpes simples, paralisia facial de Bell, língua geográfica, parestesia, além de inibir o processo inflamatório e agir diretamente no controle da dor.
O mais utilizado nos consultórios e com uma potência aproximada de 30mW a 200mW, o laser terapêutico estimula a formação de células sadias, ajudando no processo de cicatrização.
Laser de alta potência
Também conhecido como laser cirúrgico, o laser de alta potência é utilizado em vários procedimentos cirúrgicos. Sua potência atua na faixa de 1.000mW a 10.000mW e seu funcionamento está baseado na vaporização tecidual, onde uma alta quantidade de energia promove a destruição do tecido com precisão, além de proporcionar a coagulação e a descontaminação.
O laser cirúrgico atua tanto nos tecidos duros (remoção de cárie, cortes em ossos), quanto nos tecidos moles (inflamações na gengiva, infecções de canal, frenectomias, correção de sorriso gengival, periodontite, entre outras aplicações).
Além disso, ele é usado para diminuir o sangramento dos pacientes durante a cirurgia e assim como o laser terapêutico, também estimula o processo de cicatrização.
O Laser no Clareamento dental
Nesse caso, o laser é utilizado associado ao gel de clareamento, que tem como principal principio ativo o peróxido de hidrogênio, que é capaz de penetrar através do esmalte, reagindo quimicamente com o pigmento do dente, sem alterar a estrutura dentária.
O laser, em combinação com o gel, potencializa seu efeito, tornando-o mais eficiente e mais rápido.
Até a próxima!