O controle deve ser maior, se o nível de açucar no sangue não for controlado fica sendo mais difícil combater as infecções bacterianas, em razão do diabetes.
Formação de placas bacterianas.
A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias que se forma nos seus dentes. Se não for removida, pode levar a infecções como doenças das gengivas. Se o seu nível de açúcar no sangue não é controlado com frequência, você poderá ter mais placa bacteriana do que a maioria das pessoas, isto é, estará mais propenso a ter problemas bucais, como Gengivite que é um dos tipos de enfermidade nas gengivas. É causada pela formação de placa e tártaro nos dentes e gengivas.
Se você tem diabetes, é mais complicado para o organismo controlar a placa. É por isso que as pessoas com diabetes são 3 ou 4 vezes mais propensas a contrair enfermidades nas gengivas.
- Consulte o seu dentista se tiver algum destes sintomas:
- Gengivas avermelhadas
- Gengivas inflamadas
- Gengivas que sangram facilmente Enfermidade periodontal
Se não for tratada, a gengivite pode culminar em periodontite. Esta é uma forma mais séria de enfermidade das gengivas. Com o tempo, pode fazer com que as gengivas se separem dos dentes. Isto pode debilitar o osso ao redor dos dentes, causando o afrouxamento do dente. A saúde bucal também pode afetar a diabete Ter uma infecção ou uma enfermidade nas gengivas pode afetar o nível de açúcar no sangue.
É por isso que se torna vital ter bons hábitos de cuidado bucal na sua casa. Isso ajudará você a proteger a sua saúde bucal e controlar a sua diabetes.
Certifique-se de usar o medidor de glicose no sangue. Isso ajudará a controlar o nível de açúcar no sangue e a proteger formação de placa.
Conselhos de saúde bucal para pessoas com diabete:
Cuide dos seus dentes em sua casa. Escove os dentes pelo menos três vezes por dia. Certifique-se de usar um creme dental antibacteriano que contenha flúor. Use o fio dental pelo menos uma vez por dia. Procure usar antisséptico antibacteriano (sem álcool) pelo menos uma vez ao dia. Isso ajudará a destruir as bactérias e controlar a placa.
Certifique-se de avisar seu dentista que você tem diabete. Ir ao dentista a cada 6 meses para uma limpeza dental (com mais frequência se ele recomendar). Avisar ao profissional se notar algum sintoma de enfermidade de gengivas, como sangramento ou inflamação. Se você necessitar de uma cirurgia dentária, pedir ao seu dentista que entre em contato com o seu médico. Pode ser necessário trocar a sua medicação para prevenir uma infecção.
Em Resumo:
É fundamental cuidar dos seus dentes e gengivas se você tem diabetes. Isso ajudará a protegê-los durante toda a vida. O nível de açúcar no sangue não controlado pode afetar os seus dentes e gengivas. Também pode aumentar a placa bacteriana. As pessoas com diabetes são 3 ou 4 vezes mais propensas a ter uma infecção nas gengivas. A diabete torna as infecções mais resistentes, especialmente as das gengivas. Em virtude disto, consulte seu dentista para saber que conduta seguir.
É conveniente que não se desenvolva nenhuma infecção extra na boca. Para isto, o cuidado deve ser exaustivo.
Você quer mais informações sobre diabete e saúde bucal? Consulte-nos.