A cárie na infância é muito mais comum do que se pensa, e pode trazer muitos problemas de saúde que poucos conhecem.
Além da perda precoce dos dentes, a cárie na infância pode causar também problemas de audição, fala e baixa auto-estima.
A cárie que se manifesta em crianças muito pequenas, e que também é conhecida como cárie de mamadeira pode ser evitada.
Cárie – Como Prevenir?
Alguns hábitos quando adotados diariamente, além de prevenir a cárie no bebê, vai mudar a relação com a higiene bucal de toda a família, e todos serão beneficiados!
Limpe a gengiva de seu bebê usando uma gaze após qualquer alimentação, seja ela líquida ou sólida. As crianças mais velhas devem usar escova dental com cerdas macias e de preferência, recomendada por um profissional.
Não coloque seu bebê na cama tomando mamadeira. Se isso não for possível, o líquido nunca pode ser leite, suco ou refrigerante. Opte pela água.
Não permita que a criança fique o tempo todo com a mamadeira. Após o uso, ela deve ser retirada da criança.
A partir dos nove meses, as crianças, na sua maioria, já podem começar a usar o copo e por volta dos 12 meses, a mamadeira já pode ser totalmente substituída.
Consulte regularmente um dentista que vai verificar, entre outras coisas, se a quantidade de flúor que a criança está recebendo é suficiente e compatível com a idade.
Os pais são responsáveis pelos hábitos que a criança adquire com relação á escovação dos dentes. Se desde de pequenos, eles observarem que seus pais são assíduos na escovação, a chance de eles também serem aumenta consideravelmente. O exemplo é a chave de tudo!
Até mais!